quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Arroz de Berbigão

Após uma curta pausa tenho imenso gosto em voltar a este convivi@ 

Retomo com uma sugestão bem tradicional, como sempre.
Espero que gostem ...


O arroz de berbigão  é um excelente acompanhamento de peixes fritos,  rissóis ou filetes, sendo na minha opinião uma companhia enriquecedora ...


Cá  em casa o arroz é  alimento rei, quer como acompanhamento ou prato principal, este é sem dúvida um dos mais apreciados.

Ingredientes

* 1 kg de berbigão (muito fresco)
* Azeite
* Alho  e cebola 
* Tomate maduro 
* Arroz 
* Salsa e coentros frescos 
* sal e piri-piri (facultativo)
* Louro 
* Vinho branco

Confeccionando

Põe-se o berbigão de molho algumas horas em água e sal, para que possam largar a areia.
Retiram-se  os berbigões da água e  lavam-se bem em água corrente e colocam-se a abrir dentro de um tacho em que deitou um pouco de água a cobrir o fundo.
Separam-se os berbigões das conchas, e coa-se a água que largaram ao abrir e reserva-se.
Pica-se a cebola os alhos e dois tomates maduros limpos de peles e grainhas, junta-se um pouco de vinho branco e um raminho de salsa e  leva-se ao lume a estufar  sem fritar, depois tritura-se e adiciona-se  a água de abrir os berbigões.
Quando levantar fervura introduz-se o arroz,  rectificam-se os temperos  e um pouco antes de o arroz estar cozido junta-se o miolo do berbigão que foi passado em água corrente num passador a fim de retirar alguma areia que ainda contenha.
Salpica-se com coentros picados e decora-se com alguns berbigões com casca que se reservaram para o efeito.

Bom Apetite!

17 comentários:

  1. Querida Maria,
    nada melhor do que um sublime e belíssimo arroz com sabor a mar para nos despedirmos das férias, gravando nos nossos sentidos todas as maravilhas da nossa belíssima Costa.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Eu adoro berbigão, aquele sabor a mar fascina-me!
    Este arroz deve ter ficado divinal:)
    jinhos

    ResponderEliminar
  3. Carissima, complimenti per questo piatto meraviglioso, ricco di gusto e molto invitante!!! Bravissima, un abbraccio e a presto

    ResponderEliminar
  4. Hola María, me encanta tu plato de berberechos, tiene que tener un buen sabor a mar. Te ha quedado con un aspecto sobresaliente.
    Saludos.

    ResponderEliminar
  5. mas que bom aspecto amiga,Rosinha uma delicia este teu arroz,bjs

    ResponderEliminar
  6. très appétissant et riche en saveurs, on ne peut que succomber
    bonne soirée

    ResponderEliminar
  7. É muito bom ter-te de volta.....a tua presença diária já faz parte do meu dia-a-dia.Senti falta dos teus comentários deliciosos, mas acabastes de me compensar da tua ausência com este maravilhoso arroz...
    Um beijo grandeeeeeeeeeeee

    ResponderEliminar
  8. Coração da Casa!!!
    Eu vi você lá na Belinha e disse logo para mim vou ver este coração como cozinha muito bem receitas maravilhosas.Mil beijos da Tia.

    ResponderEliminar
  9. Meu coração!!!
    Vei só eu julgave que tinha colocado a minha boneca cá no seu blogo agora vim ver não tinha lá nada ai como eu sou parva. Mil beijos da Tia.

    ResponderEliminar
  10. Me encanta este arroz, con tanto sabor y caldosito. Una autentica delicia amiga.
    Besos

    ResponderEliminar
  11. mais uma receita optima e com uma apresentação linda.bjs*

    ResponderEliminar
  12. Ficou mesmo com um molhinho agradável... Adorei a receita :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Maria
    que maldade são 3 da tarde e o almoço foi uma sandes e um sumo não tive tempo para almoçar.

    Adoro este arroz e tá com optimo aspecto só falta os carapauzinhos ou uma petinga.

    Beijinhos
    Joana e Sofia

    ResponderEliminar
  14. Que lindo arroz. A minha mãe também fazia um arroz de berbigão maravilhoso...que saudades.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. E que bela rentrée, Maria! Esse arroz está com uma cor maravilhosa!!!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  16. mas MAria isso nao soa ameijoas? Sou parva,mas só conheço o berbigao quando ele está sem casca. kis :)

    ResponderEliminar