quinta-feira, 3 de março de 2011

Farófias com Leite Creme

No  baú das  minhas recordações de infância, há cheiros e doces sabores da casa da minha mãe.




A travessa das Farófias mergulhadas em Leite Creme  é  inesquecivel...




Que saudade desses tempos,  bons e doces...



Ingredientes

* 0,5 l de Leite
* 6 Claras de ovos
* 6 Colheres de sopa de Açúcar + 50 g de açúcar
* 3 Gemas de ovos
* 1 Colher de chá de farinha Maisena
* Casca de limão
* 1 Pitada de baunilha
* Canela p/ polvilhar

Confeccionando

Misture no leite 4 colheres de açúcar, junte a casquinha do limão, a pitada da baunilha  e ponha a ferver.
Entretanto bata as claras em castelo bem firme e quase no fim adicione 2 colheres de açúcar batendo sempre.
Mantendo o leite a ferver brandamente vá deitando colheradas de claras, deixe cozer, vire-as ao fim de dois minutos, deixe ferver mais um pouco e com uma escumadeira retire-as para uma travessa.

Molho de Farófias

Passe o leite onde foram cozidas as farófias pelo passador.
Misture as 50 g de açúcar com a Maisena e junte as 3 gemas e adicione o leite em fio, mexendo bem.
Leve ao lume a ferver mexendo no fundo com uma colher de pau ou uma vara de arames, assim que levantar fervura tire do lume e deixe amornar um pouco.
Regue as Farófias e polvilhe com canela.

Bom Apetite!

23 comentários:

  1. Maria!
    As tuas farófias ficaram lindas gostei muito!!!
    Um beijo:))

    ResponderEliminar
  2. Tb tu me fizestes lembrar agora deste pecadilho delicioso...mas ainda bem que o fizestes pois vou fazer e COMER....obrigada...estão soberbas
    Beijoquinhas e BFS

    ResponderEliminar
  3. E que bonitas ficaram nessas mini travessas e que bom que é comer farófias aiiiiii

    ResponderEliminar
  4. Aqui por casa é um docinho muito apreciado!!!
    Estão lindas!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Una preparazione deliziosa e molto originale!!!! Bravissima come sempre, un abbraccio, a presto

    ResponderEliminar
  6. Guarda a vederli sembrano una leccornia non so cosa siano, ma sicuramente sono buonissimi anche perchè credo molto nella tua cucina, baci.

    ResponderEliminar
  7. Hummmmmmm... Deve ser delicioso, fiquei com vontade! Beijos

    ResponderEliminar
  8. Que lindas ficaram as tuas farófias, esse creme está muito guloso.

    ResponderEliminar
  9. Que delicia de farofias Maria, fiquei encantada, parabéns e obrigado por partilhares este doce fantástico e bem tradicional, connosco.

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  10. Adoro!!!!!
    Comi no domingo hummmmm.

    Beijos
    Joana e Sofia

    ResponderEliminar
  11. un dessert bien gourmand, comme je les aime
    bonne soirée

    ResponderEliminar
  12. Maria cara, passo per un saluto... complimenti, come sempre la tua cucina è molto golosa. Un bacio grande. Deborah

    ResponderEliminar
  13. Oi Maria

    Adorei suas receitas, as receitas de bacalhau são as minhas preferidas, sou louca por bacalhau, mas aqui no Brasil não dá pra se fazer sempre, por que ele é muito caro. As outras receitas são muito boas tbém, as farófias que vc postou hoje, já ouvi falar muito bem delas. Adorei seu blog. Desculpe entrei sem me apresentar, e obrigada pela visita à minha cozinha, vc sera sempre bem vinda e eu voltarei mais vezes e agora também te acompanho. Bom final de semana...bjos

    ResponderEliminar
  14. Olá MAria, essa travessa está mesmo encantadora!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Querida Maria, venho desejar-te um maravilhoso fim de semana junto da tua familia e agradecer-te as tuas doces palavras...
    realmente a minha Tuquinha é uma cadela super mimada e gulosa...só que quando abusa é como a dona: vómitos e diarreias heheheh
    Beijinhos e obrigada por tudo

    ResponderEliminar
  16. Delizioso e prezioso perchè legato ai ricordi della tua infanzia .Un dolce per questo dal sapore unico,bravissima e un felice weekend.Un grande abbraccio

    ResponderEliminar
  17. A minha mãe adora farófias, e acho que ela se perdia por estas :)...
    Apetitosas mesmo querida Maria
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Maria,
    fizeste-me recordar a casa da minha mãe. As farófias com molho de leite-creme eram uma das sobremesas que ela mais fazia e que eu tanto adorava. Hoje por motivos de saúde já não faz tanta "coisa" boa, mas ficam as memórias e a sua herança gastronómica passou para mim ;)
    Bom fds :*
    Romã

    ResponderEliminar
  19. Tal e qual as farofias da minha mãe!! optimas!! bjks

    ResponderEliminar
  20. Ai minha nossa!!! A minha mãe nunca fez, e eu também não, porque tenho ideia de que me vai calhar mal! As tuas estão belíssimas, quem me dera comê-las!!!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  21. Feliz dia das Mulheres Maria...bjos

    Publico meus posts todos os dias, no entanto está havendo algum problema e não estão sendo atualizados para muitas pessoas. Vou tentar resolver, mas tenho receitas novas todos os dias ok? Obrigada amiga...bjos

    ResponderEliminar
  22. ficaram lindas e o leite creme muito bom mesmo Maria ,bjokinhass

    ResponderEliminar